Joyce Moraes da Silva’s Updates

Sobre o texto "Nosso Mundo"

O autor utiliza algumas classificações questionáveis como a divisão geográfica da população por continentes e ao mesmo tempo pela categoria hemisfério oriental. Ele apresenta alguns binarismos etnocêntricos como cristão/ não cristão e branco / não branco. Não deixa claro o que seria uma habitação no padrão médio – o que será interpretado de acordo com o que cada leitor imagine ser esse padrão. Também classifica os supostamente desfavorecidos através do uso da negativa, focando no que lhes falta: 70 não seriam alfabetizadas; ou apresentando o que alguns poucos têm: 1 (sim, apenas 1) teria formação em nível superior e 1 teria um computador.

Dentre as necessidade evidenciadas temos: habitação em um certo padrão, alfabetização, boa nutrição, formação em nível superior, computador.

As mensagens e informações que chegam por Internet nem sempre são confiáveis. Há que se verificar sua origem, a autoria e estar sempre pronto a questionar as informações apresentadas. Este texto, por exemplo, não apresenta uma fonte conhecida ou referência para os dados apresentados. É um tipo de texto que costumar tornar-se viral e vai sendo reproduzido à exaustão, com adição, eliminação e alteração de informações.