Letramento e educação linguística (II)


You must sign in to view content.

Sign In

Sign In

Sign Up

Moderator
Sandro Silva Rocha, PhD Student and Language Instructor, Modern Languages Department, University of Sao Paulo, São Paulo, Brazil

As identidades femininas nas práticas de letramento escolar: Em foco a pedagogia de projetos View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Renata Herwig De Moraes Souza  

O objetivo desta comunicação é reconhecer como se manifestam nos discursos das professoras as práticas de letramento escolar, com base na abordagem da Análise de Discurso Crítica e do letramento social. Para alcançá-lo, realizaremos coleta de dados com as professoras e os escreventes da escola municipal (turmas de 5º anos). Serão assumidas como bases teóricas para conduzir o trabalho a Análise de Discurso Crítica e o Letramento, os estudos de Fairclough, Street; Barton, Hamilton, Ivanic; Kleiman; Rojo; Oliveira e Foucault, verificando os processos de produção, consumo e distribuição dos eventos de letramento. A pesquisa-ação de vertente etnográfica que se insere no campo da Linguística Aplicada e, especificamente, na área de formação de professores de língua materna tem por objeto de agenciamento os projetos de letramento, que serão promovidos por meio de projeto de extensão aos docentes da rede municipal e oficinas de letramento aos escreventes e mulheres da unidade escolar. No estudo o projeto de letramento docente, escolar e social é entendido como um modelo didático articulador dos estudos do letramento, da pedagogia de projetos e do aporte metodológico da pedagogia crítica, tomando como categoria analítica os dispositivos didáticos que permeiam os eventos, tendo como princípio, a dialogicidade, a agência e a questão do gênero social. Sob esse viés, indicamos os projetos de letramento como um caminho para construir novos significados sobre letramento e identidade feminina no contexto social e escolar.

Letramentos digitais e autonomia para além do ensino de línguas : Reflexões e contribuições para a defesa da democracia View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Cristiane Aragao  

Esta comunicação tem como objetivo apresentar as reflexões feitas a partir da investigação sobre como os letramentos digitais podem ser associados à autonomia, no contexto de ensino de línguas, por meio de uma análise da literatura dessas áreas e do estudo de caso analisado em nossa pesquisa de Doutorado (FFLCH – USP, Brasil). Será mostrado que tanto os letramentos digitais quanto a autonomia podem contribuir para a defesa de democracia, especialmente em tempos de desinformação e de inteligência artificial. Propõe-se, então, um quadro conceitual que relaciona os letramentos digitais e a autonomia, indicando seus componentes relevantes tanto na formação (inicial/continuada) de professores de línguas quanto para os próprios aprendizes dessas línguas.

Educação Infantil e Tecnologia: Um Estudo da Perspectiva de Docentes no Uso do Google Classroom

Ponencia temática de un trabajo
Jussara Gabriela Schiochett,  Katia E Muck  

A ferramenta Google Classroom foi largamente utilizada pelas instituições de ensino, principalmente as públicas, quando o sistema educacional passou abruptamente do ensino presencial ao ensino online, por conta do necessário isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Considerando tal cenário, o presente estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, busca revelar a percepção de docentes do uso da ferramenta Google Classroom na Educação Infantil durante o período da pandemia de COVID-19. Além disso, investiga a capacitação recebida pelos docentes para a utilização da ferramenta. Para tanto, foi utilizado um questionário impresso com 17 perguntas, abertas e de múltipla escolha. Os participantes desta investigação são 10 professoras da Educação Infantil de um Centro Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil. As respostas foram tabuladas e agrupadas por duas pesquisadoras em categorias que emergiram das respostas. Os resultados mostram que além dos participantes da pesquisa não terem recebido capacitação para a utilização do Google Classroom, ainda tiveram que orientar os pais sobre o uso do mesmo. Além disso, a maioria dos participantes teve muita dificuldade na utilização da ferramenta, e avaliam que o impacto da utilização das ferramentas digitais durante a pandemia teve efeito negativo no ensino na Educação Infantil.

Digital Media

Digital media is only available to registered participants.