Letramento e educação linguística


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Marcio Pantoja, Universidade de São Paulo , Brazil

Reescrevendo cenas cotidianas por meio de projetos de letramento View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Carina Gomes Leal,  Carla Conti Freitas  

A comunicação visa compreender o ensino do gênero minicontos, por meio de cenas cotidianas, pode contribuir para os saberes relacionados às práticas de leitura e escrita multimodal. Para alcançá-lo, realizaremos oficinas formativas com professores que atuam em turmas de 5º ano (Anos Inicais) de 8 (oito) municípios circunvizinhos pertencentes a Regional de Jussara – GO. Para delinear o percurso teórico a pesquisa se embasa nos pressupostos de Barton, Hamilton e Ivanic; Kalantizis, Cope e Pinheiro; Kleiman; Rojo; Monte Mór; para subsidiar o diálogo teórico sobre letramentos, multiletramentos, gêneros discursivos e culturas digitais. A escolha de trabalhar com o objeto de pesquisa cenas de letramento é por atender às necessidades reais de uso da linguagem em diferentes contextos de aprendizagem, objetivando por meio Tecnologias de Comunicação e Informação vivenciar novas linguagens de ensino de gêneros discursivos, sob os construtos do Grupo de Nova Londres, com a orientação enunciativo-discursiva. A ideia é produzir e publicar os projetos de letramento em blog educacional, destacando os princípios interlocutivos das cenas cotidianas. A pesquisa se baseia no método etnográfico com abordagem qualitativa, em que os instrumentos de coleta de dados volta-se para produção de projetos de letramento, publicados em blog (design educacional virtual) com o tema ‘cenas cotidianas’. Espera-se que os docentes nas oficinas formativas produzam projetos de letramento a partir do objeto pesquisado, de modo a agenciar nas turmas de 5º ano saberes relacionados à prática de ensino e aprendizagem de gêneros discursivos na perspectiva dos multiletramentos.

Impacto da Pandemia: Políticas de Ensino Remoto Emergencial em Goiás e as Narrativas dos Estudantes do Ensino Médio View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Lais Klennys Cardoso S. De Almeida,  Carla Conti  

O surgimento de uma pandemia a qual o mundo não estava preparado, gerou uma forte crise econômica e sanitária. Pensando em conter o contágio da Covid-19, o Estado recorreu ao fechamento das escolas e a adoção de um Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, a conectividade passou a ser considerada fundamental, inclusive na educação, visto que, a imersão na cultura digital foi acelerada pelo processo pandêmico vivido. Frente a tal conjuntura, o presente projeto de pesquisa pretende discutir as Políticas de Ensino Remoto Emergencial em Goiás, investigar a conectividade da comunidade escolar a partir das narrativas de estudantes do Ensino Médio. Deste modo, a pesquisa se justifica pela necessidade de estudar as políticas públicas no ERE dentro do período no período pandêmico, por promulgar o debate a respeito da educação pública e, assim, analisar o alcance de políticas públicas que garantam o direito de acesso e permanência na escola, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal (CF), visando as próximas gerações. Para sua execução, dentro desta pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, será desenvolvido um estudo de caso visando a análise das narrativas dos estudantes do Ensino Médio de Campestre de Goiás, que passaram por dois anos no ERE e um ano em uma readaptação ao ensino presencial. Para a análise foi utilizada uma fundamentação teórica com autores que se ocupam de tal temática, tais como Lévy; Prodanov e Freitas; Gil; Sacavino e Candau.

Aldeia plurilíngue: educação intercultural indígena Warao e acolhimento em línguas no Piauí View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Marcella Dos Santos Abreu  

Apresentamos neste trabalho parcerias realizadas entre o grupo de pesquisa Curadoria e Letramentos na Formação (CLeF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI/ CNPq/ FAPEPI), e a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI), no que concerne ao acolhimento de indígenas Warao, em Teresina-PI. Nossos diálogos se concretizam por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, que contam com equipe interdisciplinar de pesquisadores/as e educadores/as, dentre eles, membros da comunidade Warao, contratados pela SEDUC-PI como mestres de saberes tradicionais. Nossas ações conjuntas visam construir um material trilíngue (warao, espanhol e português) como parte do atendimento de demandas dessa etnia acerca do acolhimento de seus jovens e adultos em escolas da rede estadual de ensino. Para tanto, temos mobilizado bases teórico-metodológicas freirianas (FREIRE, 2017) que são caras ao projeto local de Alfabetização de Jovens e Adultos, bem como os entendimentos sobre letramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020), as pesquisas em português como língua adicional sob perspectiva indisciplinar (BIZON; DINIZ, 2018; 2021) e as orientações da educação intercultural indígena Warao (ESTÉ, 2004), que nos foram apresentadas por aqueles mestres em nossas discussões. Para a circulação desses repertórios, temos organizado oficinas e encontros formativos, de modo que, ao final de dois anos de trabalho, tenhamos contribuído para o acolhimento em línguas/linguagens que corresponda aos anseios manifestados por essa população, no que diz respeito à inclusão educacional de suas famílias, à interação entre seus saberes ancestrais e o mundo do trabalho, bem como à conquista de moradia e condições de sobrevivência no Piauí.

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