Neoliberalismo, decolonialidade e ensino


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Marcio Pantoja, Universidade de São Paulo , Brazil

Os desafios para práticas decoloniais no ensino presencial de Língua Portuguesa em contextos de retomadas pós-pandemia View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Evando Luiz E Silva Soares Da Rocha  

Considerando que, no Brasil, as redes públicas de ensino responsáveis pela oferta da Educação Básica mantiveram suas aulas e atividades presenciais suspensas durante o período de isolamento social como medida sanitária devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, esta pesquisa tem como objetivo discutir práticas educacionais de ensino de Língua Portuguesa pensadas a partir dos desafios de retomada do ensino presencial. O estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada e abrange a Pedagogia da Autonomia e as teorias de decolonialidade. Com base nisso, é desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativista, na qual se repensam as relações de exclusão originadas nos programas de ensino e consolidadas por meio das práticas e do currículo. Para as reflexões e análises, são considerados os relatos de práticas desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino do município de Palmeirais (PI), durante o segundo semestre de 2022 e início do primeiro semestre de 2023. Por isso, o papel da Educação Linguística é problematizado, no sentido de revelar práticas que visem à alteridade, empatia e humanização sociocultural. Dessa forma, a pesquisa aponta para a coconstrução de abordagens mais acolhedoras e sensíveis com os alunos em relação às mudanças pelas quais passaram e aos conhecimentos e habilidades deficitários.

Decolonialidade, Interculturalidade e os multiletramentos: Uma análise dos materiais didáticos de Língua Portuguesa da EJA View Digital Media

Ponencia temática de un trabajo
Aline Nascimento  

Este trabalho se inscreve no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo desevolver uma pesquisa pautada nos Letramentos e Multiletramentos, nos estudos decoloniais e de interculturalidade. Será uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, em que serão analisados os materiais didáticos utilizados por professores da EJA. Serão investigados os mateiais didáticos, bem como o documento que norteia o planejamento dos professores do município de Jussara-GO. A pesquisa tem como base Street, que discorre sobre o letramento autônomo e ideológico; Cope, Pinheiro e Kalantzis, sobre os multiletramentos; Rojo, sobre os Letramentos digitais; decolonialidade, Catherine Walsh e Caudau e a interculturalidade, valendo-se ainda de outros autores dos campos investigados, como Freire. Espera-se que a pesquisa possibilite a análise documental do tipo de materiais que são utilizados para alfabetização e letramento da EJA. Observar-se-ão se as atividades são adequadas ao contexto sócio-histórico dos educandos ou se são infantilizadas, se o material didático (apostilas, livros ou atividades) têm contribuído para a transformação social na vida desses indivíduos, tendo como ponto de partida as práticas de letramento. A análise documental poderá ser útil para a elaboração de materiais com atividades que permeiam os multiletramentos, a decolonialidade e a interculturalidade.

Neoliberalismo e educação linguística

Ponencia temática de un trabajo
Sílvia Letícia Cupertino Dos Santos  

O neoliberalismo é a face mais obscura do capitalismo, pois pressupõe o individualismo, a competitividade, a privatização de serviços públicos e a livre concorrência do mercado. Nesse contexto, a educação se torna também uma mercadoria através de testes em larga escala, de massificação do ensino e estandardização. Sendo assim, a educação linguística tem papel fundamental de se tornar agente de transformação, sendo um ambiente propício para a discussão de temas necessários como as desigualdades sociais, a discriminação, o machismo, a branquitude, a heteronormatividade, os privilégios e as variedades linguísticas e culturais populares. Desse modo, o presente trabalho busca investigar os impactos do neoliberalismo no ensino de português, inglês e espanhol em um Instituto Federal no interior de Minas Gerais, bem como o alinhamento das aulas com a educação linguística.

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