Processos curatoriais dos espaços museológicos de história na ...
Abstract
Nesta proposta consideramos que a curadoria ordena a articulação e produção de “enunciados” na estruturação de “formações discursivas” que envolvem as relações saber-poder-si na elaboração de “discursos”, aqui entendidos a partir da abordagem da obra de Michel Foucault. As concepções dos curadores de seu papel nos processos relativos à comunicação e compreensão pública da ciência nos permitem perceber a apresentação de verdades “cientifizadas” e “cientificizantes” nos espaços museológicos de interlocução com a sociedade, a exposição. Tais circuitos, com uma ordenação da história natural oriunda das concepções de classificação oriundas do século XIX, podem ser considerados como “formações discursivas” constituídas pela definição de regularidades, tais como ordem, correlações, posições, funcionamentos e transformações entre objetos, tipos de enunciação, conceitos e escolhas temáticas advindas de um sistema de dispersão. Consideramos que o “discurso” não possui apenas um sentido, ou uma verdade, mas uma história específica, nos permitindo refletir sobre os processos de verdade e formas de coerção estruturadas pelas sociedades por meio de instituições e sujeitos. O Museu Nacional contribuiu com as estratégias de institucionalização das Ciências Naturais no Brasil participando para a produção, preservação e disseminação de conhecimentos científicos e contribuindo para a “ideia de nação”.