Fotografia contemporânea no corpo da cidade

Work thumb

Views: 165

  • Title: Fotografia contemporânea no corpo da cidade: A partir de três obras de intervenção urbana com o uso da fotografia
  • Author(s): Ana Rita Vidica Fernandes
  • Publisher: Common Ground Research Networks
  • Collection: Common Ground Español
  • Series: La Imagen
  • Journal Title: Revista Internacional de la Imagen
  • Keywords: fotografia, cidade, arte
  • Volume: 2
  • Issue: 2
  • Date: October 28, 2015
  • ISSN: 2474-5197 (Print)
  • ISSN: 2386-8554 (Online)
  • DOI: https://doi.org/10.18848/2474-5197/CGP/v02i02/111-117
  • Citation: Vidica Fernandes, Ana Rita. 2015. "Fotografia contemporânea no corpo da cidade: A partir de três obras de intervenção urbana com o uso da fotografia." Revista Internacional de la Imagen 2 (2): 111-117. doi:10.18848/2474-5197/CGP/v02i02/111-117.
  • Extent: 7 pages

Open Access

Copyright © 2021, Common Ground Research Networks, (CC BY)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 Generic

View License

Abstract

Esta comunicação se vincula aos estudos de História da Fotografia, se propondo a refletir sobre a utilização da fotografia artística em projetos de intervenção urbana, a partir das obras de três artistas, “Imagens Posteriores” (2000-2013), de Patrícia Gouvêa, “Polaroides (in)visíveis” (2005-2010), de Tom Lisboa, e “Projeto Giganto” (2008-2013), de Raquel Brust. Pretende-se discutir as relações entre a obra fotográfica e cidade, fotografia e recepção/produção, fotografia e tempo e, assim, pensar sobre a cidade como um espaço de intervenção, apropriação, reinvenção e ficcionalização através dos novos usos da fotografia na arte contemporânea. Para isso, parte-se de uma descrição sucinta das três obras, para relacioná-las aos conceitos de fotografia artística e seu uso na cidade, intervenção urbana, arte pública (ou arte urbana), percebendo os modos de produção de cada obra e a recepção da mesma, a partir de falas dos artistas, em entrevista concedida à pesquisadora. Conclui-se, com isso, um entrecruzamento entre produção e recepção, realidade e ficção, que se mistura no tecido urbano, criando outras camadas e apreensão da cidade e da imagem fotográfica.