A imagem e o imaginário da cidade paradigmática
Abstract
Paris é uma cidade emblemática e paradigmática por ser a mais difundida em imagens. O urbanismo, as formas e sua paisagem serviram de modelo para as cidades em todo mundo, inclusive no Brasil. Falar de imaginário da cidade, em qualquer contexto, implica em recorrer a esse espaço referencial. Trata-se de uma cidade que contém o tempo, Woody Allen no filme Meia Noite em Paris captou a essência desse imaginário, no qual, o encontro com a cidade consiste em buscar uma época passada. Os degraus do tempo emolduram a cidade e conformam sua paisagem, como afirma W. Benjamin (1989) os elementos temporais mais heterogêneos encontram-se lado a lado. Desse modo, o objetivo deste trabalho é, a partir da imagem da cidade apresentada no filme Meia Noite em Paris, analisaremos o sentido da temporalidade urbana na sua relação com o imaginário paradigmático da capital francesa, sobretudo, como irradiadora modelos e metáforas. O aporte teórico-metodológico utilizado para essa investigação serão a fenomenologia da imaginação de G. Bachelard e a montagem benjaminiana, onde uma flanerie imaginária será empreendida nesta cidade-tempo forjada por W. Allen.